(2 comentários)
O meu telemóvel Samsung A10 estava com dificuldades crescentes em carregar, qualquer que fosse o carregador. Até que deixou de aceitar qualquer carga e desligou.
Dirigi-me, a conselho de pessoa amiga, à loja (6ª feira antes do carnaval de 2023)
Preliminarmente o diagnóstico foi o de 'ficha de tomada de energia defeituosa', e o valor da reparação sendo esse o caso seriam 30 euros.
Duas semanas depois o aparelho estava pronto, a bateria carregada e o valor de 30 euros foi pago.
Mas ao primeiro telefonema feito, verificou-se que quer com auscultadores quer com alta-voz o som era inaudível. Como analogia, parecia mais uma trovoada.
Dirigi-me logo à loja, onde me disseram que não reconheciam responsabilidade no caso pois o telefone lá tinha chegado descarregado. Resposta óbvia, justa, lógica, pois a minha queixa era inverificavel.
Mas tentariam substituir o altifalante, a peça defeituosa.
Uma semana depois devolveram o aparelho, não tendo cobrado pois não conseguiram substituir o altifalante.
Ocorre que, desde então (uma semana) o aparelho foi perdendo capacidade de ligação a dados móveis (é oscilante, na verdade) e de fazer ou receber chamadas telefónicas e SMS (o reconhecimento do aparelho pela rede passou a ser reconhecido intermitentemente)
Nada disto tinha alguma vez acontecido antes da intervenção da loja
E pronto, telefone para o lixo...